O candidato às eleições presidenciais, Luís Marques Mendes, conta com o ex-secretário de Estado de Costa, José Mendes, e filho de deputado do PS.
Corpo do artigo
A escritora Alice Vieira, antiga militante comunista que foi candidata pelo PS a um órgão autárquico, José Gomes Mendes, ex-secretário de Estado do Governo de António Costa, e João Perestrello, filho do deputado socialista Marcos Perestrello, estão entre as “personalidades independentes” que apoiam a candidatura de Luís Marques Mendes às Presidenciais de 2026.
O elenco começa a compor-se, tendo já sido noticiado que o ex-líder da JSD, Duarte Marques, será o diretor da campanha e que Nunes Liberato, que foi chefe da Casa Civil de Cavaco Silva, será o mandatário financeiro da candidatura.
A lista de apoiantes de Marques Mendes, ontem divulgada pela candidatura, inclui ainda personalidades como Maria do Céu Machado, pediatra, antiga presidente do Infarmed e professora catedrática jubilada de Medicina, bem como a atriz Rita Salema e o advogado e vogal do Conselho Superior de Magistratura, Alfredo Castanheira Neves.
O ex-líder do PSD, que já tinha contado com o apoio do autarca socialista de Fafe, Antero Barbosa, conta agora com o antigo secretário de Estado Adjunto e do Ambiente do Governo de António Costa, José Gomes Mendes.
Distinguida por Marcelo
Alice Vieira, que já foi condecorada por Marcelo Rebelo de Sousa, tem um passado ligado à esquerda. Inscreveu-se como militante do PCP em 1975, mas abandonou em 2013, quando se candidatou pelo PS à Assembleia Municipal de Mafra. Mais tarde, em 2019, apoiou a candidatura do PS às europeias.
Na nota da candidatura, constam ainda João Perestrello, presidente da Sedes Jovem e filho do vice-presidente socialista e vice-presidente da Assembleia da República.
Na sexta-feira foi noticiado, pela revista Sábado, que Duarte Marques será o diretor de campanha de Marques Mendes.
Ontem, a Rádio Renascença avançou que José Nunes Liberato, que foi chefe da Casa Civil de Cavaco Silva e ex- secretário-geral do PSD nos anos 90, será o mandatário financeiro da candidatura de Marques Mendes. Nunes Liberato é presidente do Centro Português de Fundações desde dezembro do ano passado.