A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional estão a alertar para o agravamento das condições do estado do mar nos próximos dias, com ondas entre os 8 e os 12 metros, "excecionalmente" forte na noite de sábado e manhã de domingo.
Corpo do artigo
"As condições do estado do mar vão ser fortes. A situação vai alterar-se e a ondulação pode andar entre os 8 e os 12 metros, com possibilidade de galgamento em algumas zonas", disse à Lusa o comandante Fernando Pereira da Fonseca, porta-voz da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional.
9171917
"Não queremos entrar em alarmismos, mas sim alertar as pessoas para a necessidade de adotarem um comportamento defensivo e terem cuidado", explicou Fernando Pereira da Fonseca, adiantando que, em determinados picos, a ondulação pode atingir os 15 metros.
Em conferência de imprensa, o tenente Quaresma dos Santos, do Instituto Hidrográfico, avançou que este tipo de ondulação é "excecional" e só ocorre "duas ou três vezes por ano", o que leva a que algumas barras que tradicionalmente não são fechadas venham a encerrar.
O tenente Quaresma dos Santos adiantou que o pico da agitação marítima vai ocorrer na noite de sábado e madrugada de domingo, atingindo toda a costa Oeste, sendo o Algarve a região menos afetada.
O mesmo responsável disse que as ondas vão alcançar, durante esse período, 10 metros de altura, podendo chegar aos 15 metros.