Alterações climáticas e mau uso de antibióticos são riscos para novas pandemias
É preciso continuar a investigar para que a sociedade seja capaz de prevenir ou melhor lidar com situações que possam surgir após a pandemia de covid-19.
Corpo do artigo
As alterações climáticas e o mau uso de antibióticos são alguns dos fatores que podem levar a uma nova pandemia, pelo que devem merecer a atenção dos cientistas. O alerta é lançado pela investigadora Maria Miragaia, a propósito da conferência Enfrentar pandemias: estratégias de prevenção, preparação e resposta, que decorre esta segunda-feira na Universidade Nova de Lisboa. Apesar de o mundo estar melhor preparado para lidar com uma nova situação após a pandemia de covid-19, a sociedade não pode “dormir” e deve continuar a investigar para prevenir ou ser mais eficiente no combate.
“A emergência de uma pandemia pode estar associada a vários fatores, sendo que as alterações climáticas são um fator que pode, eventualmente, promover uma nova pandemia”, disse, ao JN, Maria Miragaia, investigadora do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB) da Nova. As “alterações climáticas e o aumento da temperatura em geral podem fazer com que os microrganismos mudem os seus nichos ecológicos para outros locais e se adaptem melhor a temperaturas mais altas, como a do corpo humano, passando do meio ambiente para o homem”, especificou.