Estudo do EDULOG mostra que desempenho tende a ser pior nos municípios com rendimentos médios mais elevados.
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Consoante o município onde vivem, os alunos de nível socioeconómico (SE) mais baixo apresentam resultados escolares muito diferentes. Com os estudantes carenciados das regiões Norte e Centro a registarem os melhores desempenhos. De acordo com um estudo promovido pelo EDULOG, o desempenho tende a ser pior nos municípios que têm, em média, maiores´ níveis de rendimentos e de qualificações. Para os autores, importa olhar para as políticas em curso, concretamente o programa TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária.
Em colaboração com a Nova School of Business and Economics, o estudo “Da desigualdade social à desigualdade escolar nos municípios de Portugal”, conclui que alunos de estatuto SE similar têm percursos muito diferentes: por exemplo, a percentagem daqueles estudantes que atinge o 9.º ano sem retenções varia entre os 22%, em Mourão, e os 71%, em Sátão (ver infografia). Se analisarmos a percentagem dos que conseguem chegar ao 12.º ano, os valores oscilam entre os 42% em Campo Maior e os 88% em Monção.