Foram os alunos em escolas nos distritos de Braga e Coimbra que tiveram melhores resultados nas provas nacionais do 9.º ano, quer a Português quer a Matemática, de acordo com um relatório da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) divulgado esta quinta-feira
Corpo do artigo
No ano letivo de 2023/2024, os resultados médios mais elevados nas provas nacionais do 9.º ano a Português e Matemática registaram-se nos distritos de Braga e Coimbra. Em contrapartida, as médias mais baixas nas duas provas verificaram-se na Região Autónoma dos Açores. A comparação regional dos resultados, “tendo em conta que podem ser influenciados pelo maior ou menor volume de provas realizadas”, foi limitada aos distritos em que a avaliação foi realizada por um maior número de alunos, explica a DGEEC, no novo relatório sobre os exames nacionais e provas finais.
Após a alteração das regras durante a pandemia, no ano letivo passado, as provas nacionais de 9.º ano voltaram a contar para a nota final das disciplinas de Português e de Matemática e para a conclusão do 3.º ciclo, sendo obrigatórias para todos os alunos internos. Este ano, as provas vão ser feitas em formato digital.