Os alunos do 4.º, 6.º e 9.º anos fazem a partir desta segunda-feira e até ao final do mês provas-ensaio digitais de preparação para a avaliação nacional no final do ano letivo. Os resultados vão ser divulgados até ao final do 2.º período para que as escolas que pretendam os possam usar na classificação interna.
Corpo do artigo
As provas-ensaio, de preparação para as provas finais de ciclo (9.º) e de monitorização da aprendizagem (4.º e 6.º), são obrigatórias e vão ser feitas sem qualquer referencial. Não há orientações sobre as matérias que podem sair. As escolas têm autonomia para decidir usar estes testes para a classificação interna e muitas, assumem os diretores, já avisaram os alunos que vão contar com os resultados. Uma decisão criticada pela Confederação de Pais e associações de professores de Português e de Matemática.
As notas "serão disponibilizadas até ao final do 2.º período, para as escolas que decidam considerar os resultados na avaliação interna dos alunos o possam fazer", esclareceu o ministério da Educação, Ciência e Inovação.