Alvarinho domina prémios no Concurso dos Vinhos Verdes
Com um aumento de inscrições próximo dos 10%, o Concurso de Vinhos da Região Demarcada dos Vinhos Verdes distinguiu, esta quarta-feira ao final da tarde, os melhores do ano, num total de 79 premiados.
Na cerimónia de entrega de prémios, que decorreu esta noite na Casa dos Vinhos Verdes – Palacete Silva Monteiro, no Porto, foram distinguidas 79 marcas em 12 categorias. As inscrições aumentaram 9% face ao ano anterior, mas algumas das categorias, como Vinhos com Estágio e Vinhos Espumantes registaram aumentos muito superiores, respetivamente, de 11% e 56%.
Os vinhos Alvarinho Deu-la-Deu Reserva (2023), Quinta das Pirâmides Reserva Alvarinho (2021) e Dona Paterna Alvarinho Bruto (2021) conquistaram a grande medalha de ouro da edição deste ano do Concurso de Vinhos da Região Demarcada dos Vinhos Verdes.
Nos discursos proferidos durante a cerimónia, Dora Simões, presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), elencou os desafios que o setor atravessa, a começar pela concorrência crescente e pela diminuição geral do consumo de vinho, mas mostrou-se convicta na superação desses obstáculos, se “o fomento da inovação, a diversificação e o trabalho conjunto” forem seguidos por todos os integrantes do meio. Já Jorge Sobrado, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, afirmou que “não é possível falar da Cultura sem falar dos vinhos”, sublinhando “a associação arrebatadora” entre ambos, a que se soma também o vinho.

