A economista Ana Lemos Gomes é a nova vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) para as áreas da gestão administrativa e financeira, recursos humanos e apoio à administração local.
Corpo do artigo
A nomeação de Ana Lemos Gomes foi comunicada esta quinta-feira pela CCDR-N. A nova vice-presidente tem 33 anos e é natural de Barcelos. É mestre em Economia e tem “consolidada experiência no âmbito da gestão dos fundos europeus”, informou a CCDR-N.
Enquanto adjunta e chefe do gabinete de dois secretários de Estado dos primeiros dois Governos de António Costa, Ana Lemos Gomes participou na negociação e na operacionalização do Plano de Recuperação e Resiliência e do Portugal 2030, assim como na preparação e coordenação das medidas económicas de resposta à pandemia da covid-19.
Antes disso foi economista do Fundo Monetário Internacional e da Agência de Gestão da Tesouraria e Dívida Pública. Atualmente, era vogal da Comissão Diretiva do Compete 2030.
A nomeação de Ana Lemos Gomes completa o quinteto que vai liderar a CCDR-N no contexto da entrada em vigor dos novos estatutos que transformaram estas comissões em Institutos Públicos, acompanhadas de um reforço de competências.
Assim, a Presidência da CCDR-N é composta por António Cunha, presidente, e pelos vice-presidentes Célia Ramos, Beraldino Pinto, Jorge Sobrado e Ana Lemos Gomes.