Ana Pires esteve em Marte na Terra e agora vai repetir a experiência nos Açores
A investigadora Ana Pires agitou a bandeira nacional na missão análoga a Marte no deserto de Utah, nos EUA. Há vídeo (e recordações emocionadas) a comprová-lo. Agora, num "sonho antigo" concretizado, Portugal vai juntar-se aos locais de treino para astronautas. Onde? Na Gruta Natal, nos Açores.
Corpo do artigo
Comida e água racionada, cinco aventureiros totalmente isolados e a experiência “única” de viver e trabalhar numa paisagem digna de outro planeta. O “faz de conta que estás em Marte” mais real que é possível ter no planeta Terra. A investigadora Ana Pires, do INESC TEC, levou as cores portuguesas ao deserto de Utah, nos EUA, num ensaio sobre a vida em solo marciano. Chama-se “missão análoga” e serve não só para treinar o corpo e o espírito para uma viagem tripulada além do céu, como também para simular as condições necessárias a essa estadia.
Ana costuma dizer que toda ela é rocha - a geotecnia é uma paixão de longa data – e em maio, no Utah, esteve precisamente a testar um equipamento de recolha de rochas e solos. Fazer experiências em termos de caracterização geológica é a sua praia. “Trouxe mais de 950 medidas”, contou ao JN a primeira mulher em Portugal a terminar o curso de cientista astronauta. “Nunca mais me vou esquecer daquele ambiente geológico”, confessou.