A Associação Nacional de Freguesias (Anafre) pediu, esta sexta-feira, aos partidos que se pronunciem sobre o veto do Presidente da República ao diploma da desagregação de freguesias e, que confirmem o voto para que o documento seja aprovado.
Corpo do artigo
O apelo foi direcionado aos partidos, em particular ao PSD, que até agora ainda não se pronunciou sobre a decisão de Marcelo Rebelo de Sousa à separação das freguesias. No final da reunião do conselho diretivo da Anafre, em Lisboa, o presidente da associação pediu que aos partidos confirmassem o diploma para que a desagregação seja aprovada.
Além disso, Jorge Veloso afirmou que a Anafre irá solicitar audiências, com caráter urgente, ao presidente da República e ao presidente da Assembleia da República para que o processo seja votado novamente no Parlamento o mais rápido possível.
O presidente da República vetou, anteontem, o documento da desagregação de freguesias, que tinha sido aprovado pelos partidos, a 17 de janeiro, invocando o tempo como a principal razão. Para que as "novas" freguesias possam ir a votas nas próximas eleições autárquicas, que irão decorrer no próximo outono, o processo de desagregação tem que estar concluído até meados de março, sendo que a separação formal só ocorre no momento das eleições.