A base militar de São Jacinto, em Aveiro, abriu esta quinta-feira as portas para receber alunos do 1º ciclo, numa ação que pretende dar a conhecer as Forças Armadas e ajudar a cativar as gerações mais novas para a vida militar.
Corpo do artigo
Ao todo, 46 alunos de escolas de Aveiro, Oliveira do Bairro e Sever do Vouga participaram na iniciativa "Alista-te por um dia", entrando na viatura blindada Pandur para dar uma volta pela base, atirando granadas falsas e vendo de perto o drone Raven, entre muitas outras atividades que os deixaram entusiasmados.
A iniciativa, inserida no programa que celebra os 30 anos da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, pretende, também, explicou o comandante Pedro Serafim, porta-voz do Estado Maior General das Forças Armadas, "transmitir valores da instituição militar e da cidadania, como a lealdade, a integridade, a honra e a coragem". A intenção é dar a conhecer, de "forma dinâmica e apelativa, as atividades mais representativas das Forças Armadas Portuguesas, através de um plano de visitas a unidades militares dos três Ramos das Forças Armadas.
A iniciativa "Alista-te por um dia", dirigida a alunos do 4º ano do Ensino Básico, é uma das atividades integradas no Programa de Divulgação das Forças Armadas. O Programa integra, ainda, as iniciativas "Cidadania e Forças Armadas", destinada a alunos do ensino secundário, e "Portugal e Forças Armadas", destinada a alunos do ensino superior, com atividades adaptadas às diferentes faixas etárias.