André Ventura assumiu uma postura cautelosa à chegada ao hotel onde o Chega tem montado o seu quartel-general para esta noite eleitoral.
Corpo do artigo
Eram 20.16 horas quando André Ventura saiu do automóvel e falou aos jornalistas, destacando que "há uma notícia muito positiva, que é a entrada do Chega no Parlamento Europeu". Aproveitou também para deixar um "recado aos partidos mais à esquerda, aludindo ao facto de alguns estarem ainda na dúvida se vão ou não eleger deputados: "Não somos o PCP ou o Bloco de Esquerda".
Confrontado com as primeiras projecções, o líder do Chega reconheceu que "este não era o resultado desejado". "A nossa expectativa era ganhar as eleições, mas vamos fazer uma avaliação destes resultados ao longo da noite e depois voltamos a falar", referiu.
André Ventura sublinhou ainda que "os eleitores tomaram a sua decisão" e deixou claro que "respeita" esta decisão. "Respeito como sempre respeitei toda a minha vida política".
Sobre a possibilidade de a evolução da contagem confirmar um resultado pouco expressivo para o Chega, Ventura disse que "as noites eleitorais não são sempre feitas de vitórias", mas sublinhou que a escolha de António Tânger Corrêa para cabeça de lista foi acertada. "Foi uma ótima escolha, o responsável por este resultado sou eu", repetiu.
Acompanhado por Tânger Corrêa, André Ventura deslocou-se depois para uma zona reservada do hotel onde vai acompanhar a evolução dos resultados das europeias.