O ex-primeiro-ministro português e presidente do Conselho Europeu designado, António Costa, recebeu esta quarta-feira o prémio da Unesco Félix Houphouët-Boigny, pelo seu comprometimento para com a paz e os países em desenvolvimento, anunciou a organização.
Corpo do artigo
"Decidimos atribuir este prémio ao primeiro-ministro António Luís Santos da Costa, pelo seu trabalho de uma vida e pela consistência com que manteve, no seu papel de líder político, um comprometimento para com a paz e a promoção dos países em desenvolvimento", anunciou Michel Camdessus, vice-presidente do júri e antigo diretor administrativo do Fundo Monetário Internacional.
O anúncio foi divulgado em comunicado pela Unesco, a agência das Nações Unidas que promove a paz e a segurança através da cooperação internacional na educação, arte, ciência e cultura, com sede em Paris.
"Uma honra para Portugal"
O presidente da República saudou António Costa pelo prémio, considerando que "é uma honra para Portugal" ver distinguido "um compatriota tão qualificado".
"É uma honra para Portugal ver mais um compatriota tão qualificado ser reconhecido internacionalmente pelo contributo significativo para a promoção da paz e o cumprimento da Carta das Nações Unidas e da Constituição da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco)", referiu o chefe de Estado, numa nota publicada no site da Presidência.