
António José Brito foi eleito presidente do Conselho Intermunicipal da CIMBAL
Foto: Direitos reservados
O presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, António José Brito, foi esta segunda-feira eleito presidente do Conselho Intermunicipal da CIMBAL - Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo. Fernando Romba foi reconduzido no cargo de Secretariado Executivo Intermunicipal.
Corpo do artigo
A CIMBAL agrega 13 municípios do Baixo Alentejo, com exceção de Odemira e António José Brito (PS), antigo jornalista e presidente da Câmara de Castro Verde desde 2017, foi eleito com dez votos a favor de oito autarcas do PS e dois do PSD e com os votos contra dos eleitos da CDU.
Álvaro Azevedo (PS), presidente da Câmara Municipal de Moura, e Nuno Palma Ferro (PSD/CDS/IL), presidente da Câmara Municipal de Beja, são os dois vice-presidentes. São vogais do Conselho Intermunicipal todos os presidentes dos municípios que integram a CIMBAL - ou quem o represente por decisão do mesmo.
Os agora eleitos para um mandato de quatro anos substituem o anterior presidente António Bota (PS) da Câmara Municipal de Almodôvar, e os vice-presidentes Paulo Arsénio (PS), Câmara Municipal de Beja e Rui Raposo (CDU) da Câmara Municipal de Vidigueira.
Fernando Romba foi reconduzido como Secretariado Executivo Intermunicipal, cargo que ocupa desde 2017.
Por seu turno, a Assembleia Intermunicipal da CIMBAL é constituída por membros de cada Assembleia Municipal, no total de 32 eleitos de forma proporcional, nos seguintes termos: Dois nos municípios até 10 mil eleitores (Aljustrel, Alvito, Almodôvar, Barrancos, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Ourique e Vidigueira) e quatro nos municípios entre 10.001 e 50 mil eleitores (Beja, Moura e Serpa).
A nova Assembleia Municipal ainda não foi eleita, uma vez que primeiros têm que ser eleitos os representantes das Assembleias Municipais dos 13 concelhos, estando ainda em funções na Mesa da Assembleia Municipal, resultante das eleições autárquicas de 2021, sendo presidente Ana Cristina Horta (PS), vice-presidente Norberto Rocha Fialho (PS) e como secretário Elsa Luísa Romba Barros (PS).
