António José Seguro, putativo candidato às presidenciais, participará no dia 15 deste mês em mais um debate, que se junta às várias aparições públicas que tem feito em modo de pré-campanha. Marcará presença na conferência anual do Instituto Mais Liberdade que contará, em Lisboa, com o ministro da Economia, Pedro Reis.
Corpo do artigo
António José Seguro, antigo secretário-geral socialista, ex-ministro Adjunto e eurodeputado, estará no Museu do Oriente para discutir as principais reformas do país, na conferência +Ideias 25, que assinala o 4.º aniversário do Instituto Mais Liberdade no dia 15, sábado, a partir das 14 horas.
"Reformar Portugal" é o mote da quarta edição que reunirá oradores de vários quadrantes, desde política, economia e mundo empresarial, até universidades e sociedade civil. O leque de 13 oradores inclui Pedro Reis, que fará a abertura do evento, António José Seguro, Margarida Mano ( presidente da Transparência Internacional Portugal e ex-ministra da Educação e Ciência) e Carlos Oliveira, bem como Carlos Guimarães Pinto, deputado da IL e diretor não executivo do Instituto Mais Liberdade.
A edição de 2024 contou com cerca de 350 pessoas e a organização espera, este ano, ultrapassar os 400 participantes. O Instituto Mais Liberdade é uma organização cívica, independente e apartidária, que conta já com mais de seis mil membros.
Ex-líder do PS debate Relatório Draghi
Após a abertura feita pelo ministro da Economia, haverá uma mesa-redonda dedicada ao Relatório Draghi e aos seus impactos para a Europa e para Portugal, com António José Seguro, Sofia Tenreiro e Carlos Oliveira.
O economista e professor universitário Pedro Brinca é outro orador, que irá apresentar uma visão para a reforma da Administração Pública, enquanto Teresa Abecasis irá falar da Transição Energética. Bernardo Ferrão, Anselmo Crespo e Rita Figueiras participarão num debate sobre os desafios do quarto poder. Carlos Guimarães Pinto fará a última intervenção antes do jantar, que é exclusivo para membros do instituto e durante o qual haverá uma intervenção de Stephan de Moraes, co-fundador da Indico Capital Partners sobre inteligência artificial.
Após o jantar, realiza-se o espetáculo de comédia "O Estado a Que Chegámos" com os humoristas David Cristina, João Pinto, Laura "Ahahah", Marcos Bilro, Natacha Santos e Pedro Correia.