António José Seguro recebe apoio do reitor do Minho e de líderes distritais socialistas
Candidato a Belém vai somando contributos. Vieira de Castro diz que será “fator de coesão”.
Corpo do artigo
António José Seguro tem recebido novos apoios na corrida às presidenciais de janeiro, como é o caso do reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, e de diversos líderes das federações distritais do PS.
“Em tempos complexos e desafiantes como os que vivemos, fazem-nos falta personalidades de referência que, pela sua integridade, experiência política plural, conhecimento da realidade social e económica, prática de cidadania ativa, capacidade de diálogo possam servir de referência para a nossa vida coletiva”, escreve o reitor na sua declaração de apoio enviada ao JN pela candidatura presidencial.
Para Rui Vieira de Castro, aquelas são precisamente as características que encontra em António José Seguro, dando-lhe, por isso, o seu “apoio explícito, convicto de que, enquanto presidente da República, assumirá um papel relevante enquanto fator de coesão da nossa sociedade, impulsionará a conversação com e entre todos os setores sociais, promoverá os valores democráticos e humanistas e garantirá o cumprimento da Constituição da República”.
Outros apoiantes
Da lista de apoiantes constam ainda, segundo a candidatura, vários presidentes de federações distritais, tais como Rui Santos (Vila Real), André Pinotes (Setúbal), Armando Mourisco (Viseu), Hugo Costa (Santarém), João Portugal (Coimbra), Vítor Pereira (Castelo Branco), Alexandre Lote (Guarda) e Gonçalo Lopes (presidente da Câmara de Leiria e da respetiva federação).
A lista prossegue com André Rodrigues, eurodeputado indicado pelo PS/Açores, e Sérgio Gonçalves, indicado pelo PS/Madeira também para o Parlamento Europeu.
O jornalista Luís Osório irá, segundo a candidatura, declarar hoje o seu apoio a Seguro durante uma visita à Feira do Livro de Lisboa.
O padre Vítor Milícias, que esteve presente na apresentação da candidatura nas Caldas da Rainha, tal como a antiga presidente do PS, Maria de Belém, são outros nomes de destaque no apoio ao ex-líder socialista, tal como o presidente honorário do PS, Manuel Alegre.