A vacinação contra a gripe e a covid-19 começa, esta sexta-feira, nos centros de saúde e nas farmácias. Mas os maiores de 85 anos não podem escolher.
Corpo do artigo
O que muda nesta campanha?
No ano passado, todas as pessoas com mais de 60 anos podiam vacinar-se contra a gripe e a covid-19 na farmácia ou no centro de saúde. Este ano, quem tem 85 ou mais anos receberá a vacina da gripe de dose elevada que só será administrada no centro de saúde. As farmácias vacinarão quem tem entre 60 e 84 anos e os profissionais de saúde.
É uma questão de segurança?
Não. Do ponto de vista da segurança, estas vacinas têm resultados idênticos e já foram administradas nas farmácias, no ano passado, a quem as solicitava por indicação médica.
O que diz a DGS?
A decisão tem sido criticada e a Direção-Geral da Saúde explica que foram questões logísticas que motivaram a concentração nos centros de saúde da vacina de dose elevada, de forma a que “cada uma destas unidades disponha de um maior número de doses para responder à procura esperada”.
Porquê uma vacina mais forte?
A vacina de dose elevada tem quatro vezes mais antigénio de que a vacina padrão e destina-se a quem tem mais dificuldade de desencadear resposta imunológica, como os idosos. O objetivo é compensar o envelhecimento do sistema imunitário.