Arrancou a vacinação: "Nas farmácias é muito mais prático porque é perto de casa”
Já arrancou a campanha de vacinação da gripe e da covid-19 em mais de 2500 farmácias e mil centros de saúde. Apesar da primeira tranche de vacinas não ser suficiente para o número de marcações, o sentimento é de completa tranquilidade. Os utentes estão satisfeitos com a solução que é mais “prática” e “perto de casa”
Corpo do artigo
Tudo tranquilo, sem atropelamentos e a fluir normalmente. Era este o cenário, na manhã desta sexta-feira, na Farmácia Lago, no Porto. Artur Jorge Costa, de 74 anos, foi o primeiro utente a fazer o agendamento na farmácia e um dos primeiros a receber a vacina contra a gripe e da covid. “Não senti absolutamente nada. Tomei as duas vacinas”, conta ao JN. “Fui o primeiro a inscrever-me nesta farmácia. Fiz a marcação no dia em que o site ficou disponível, há mais de três semanas. Não havia nenhuma marcação, escolhi à vontade o horário”, observa.
O mesmo não aconteceu com o utente seguinte. Numa simples ida à farmácia para aviar a lista de medicamentos, Manuel Borges, de 62 anos, saiu do estabelecimento com as duas vacinas tomadas, esgotando o stock “extra” do estabelecimento. “Tomei as duas vacinas. Todos os anos contraía gripe e desde que passei a tomar a vacina, há dois anos, deixei de ter essa doença. A da covid, acredito na sua eficácia e acho que devemos todos tomar”, assegura.