Com a eleição do novo secretário-geral do PS, segue-se agora o calendário interno com a eleição dos órgãos nacionais no congresso de 5 a 7 de janeiro e depois Pedro Nuno Santos terá de elaborar as listas de deputados para as eleições de 10 de março, que têm de ser entregues nos tribunais das comarcas até 29 de janeiro.
Corpo do artigo
Janeiro, 5 a 7
Congresso do PS em Lisboa - Com a eleição do novo secretário-geral fechada, os socialistas vão reunir-se de 5 a 7 de janeiro no 24 Congresso Nacional do Partido. É o último formalismo para a reorganização interna do PS, dois meses antes das legislativas de 10 de março .
Janeiro, 15
Dissolução do Parlamento - A dissolução do Parlamento está prevista para 15 de janeiro de 2024. Tendo em conta que a data das eleições legislativas será a 10 de março de 2024, o decreto de dissolução do Parlamento só poderá ser publicado a partir de 10 de janeiro, ou seja, 60 dias antes.
Janeiro, 29
Apresentação de candidaturas - É a data limite para os partidos políticos apresentarem as candidaturas perante o juiz presidente da comarca com sede na capital de distrito ou região autónoma que constitua o círculo eleitoral. Esta apresentação tem que ser feita até 41 dias antes das legislativas.
Fevereiro, 25
Início da campanha eleitoral - A campanha eleitoral sai para a estrada no último domingo de fevereiro, dia 25, 14 dias antes do dia das eleições. Termina no dia 8, antes do habitual dia de reflexão. Recorde-se que o novo governo, na melhor das hipóteses, só tomará posse em abril, depois do apuramento dos resultados eleitorais.