Centenas de bombeiros manifestaram-se junto ao Campus XXI - Centro do Governo, durante uma reunião negocial entre sindicatos representativos dos bombeiros sapadores e Governo. Os manifestantes lançaram petardos, latas com fumo e tochas. Conheça as razões da revolta.
Corpo do artigo
Qual é a diferença entre os bombeiros?
Há 468 corporações de bombeiros em Portugal: 435 de voluntários, 14 municipais, 11 de sapadores e oito privadas. As corporações de voluntários, onde há bombeiros profissionais, pertencem a associações humanitárias e são financiadas pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e por subsídios, donativos e sócios. As corporações municipais (constituídas por voluntários e profissionais) e de sapadores estão na dependência de uma câmara municipal.
Quantos sapadores há e quanto recebem?
De acordo com o Sindicato Nacional de Bombeiros Sapadores (SNBS), há cerca de três mil bombeiros sapadores em Portugal. O vencimento-base é de 1075 euros brutos.
Como surgiram os protestos?
O acordo entre o Governo e os polícias e os guardas prisionais foi um dos rastilhos da manifestação dos bombeiros sapadores, bem como os incêndios ocorridos em setembro na zona Norte e Centro do país.
Quais são as principais reivindicações?
Os bombeiros “reivindicam acertos salariais para compensar o aumento da inflação, conforme foi atribuído às demais carreiras da Função Pública”, segundo o SNBS. Exigem ainda a “regulamentação da carreira, onde sejam contemplados os suplementos de risco, penosidade e insalubridade, bem como a disponibilidade permanente, em percentagem e à parte do vencimento”.