Alunos do Politécnico do Ave, em Barcelos, foram novamente desafiados a ilustrar a capa do "Jornal de Notícias". Querem convidar leitores a refletir sobre o Mundo.
Corpo do artigo
O ambiente na sala de aula da Escola Superior de Design (ESD) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Barcelos, é repleto de energia e criatividade. Está prestes a começar mais uma aula de ilustração de mestrado, e uma luz intensa ilumina os livros espalhados pelas mesas. Entre os títulos que chamam a atenção estão “Eu vou ser”, de José Jorge Letria, com ilustrações de André Letria; 1984, de George Orwell, com ilustrações de André Carrilho”; e a imponente “Ilustração 2020. Estes livros servem como ponto de partida para a inspiração dos alunos, que se preparam para dar vida a novas ideias no papel, com lápis de cor nas mãos e folhas brancas à espera de serem preenchidas. Este ano, os estudantes foram novamente desafiados a ilustrar a capa de Natal do “Jornal de Notícias”.
Ana Silva, de 22 anos, natural de Famalicão, vê na ilustração uma saída profissional e considera a ilustração em Portugal “estupenda” como um caminho a seguir. Para ela, o desafio atual é ilustrar a capa do JN de 25 de dezembro. “Quero capturar o resumo do ano que está a terminar. O mundo enfrentou guerras, inflação, desafios políticos. A questão que me intriga é como a ilustração pode transmitir essas mensagens de forma que as pessoas se sintam convidadas a refletir”, explica, com uma visão amadurecida da sua profissão futura.
Beatriz Silva, também de 22 anos e de Paços de Brandão, encontra inspiração nas vivências do dia a dia. “A minha maior inspiração vem das pessoas ao meu redor: colegas, professores, amigos. Olho para o trabalho deles e penso: “Isto é o que quero fazer, transmitir experiências através da ilustração”, partilha.
Já Christofe Martins, de 21 anos, que veio de Faro para estudar em Barcelos, manifesta surpresa ao perceber que, neste terceiro ano consecutivo de colaboração entre a ESD e o JN, poderá ilustrar a capa de um dos jornais mais importantes do país. “Fiquei surpreso. Não estou acostumado a ver ilustrações na capa do jornal, mas achei interessante que não optassem pela imagem mais “fofa” do Natal. Querer passar uma mensagem desafiou-me ainda mais”, conta.
Esta parceria entre os alunos da ESD e o JN não é apenas um exercício criativo, mas também uma valiosa experiência profissional, em particular num ano em que o IPCA cumpre três décadas de história e o Mestrado em Ilustração e Animação celebra 15. Marta Madureira, professora e diretora do curso de mestrado em ilustração, destaca o valor da iniciativa: “É muito gratificante para os nossos alunos, pois conseguem aplicar o que aprendem na sala de aula a um projeto real e relevante. Estão a experimentar o processo de ilustração editorial, o que é uma oportunidade única de contacto com o mercado de trabalho.”
A colaboração, que se repete pela terceira vez consecutiva, reflete uma “ligação emocional” entre a ESD e o JN, como observa também Jorge Brandão Pereira, diretor da ESD, lembrando que os alunos têm mostrado uma qualidade crescente nas suas criações.
“Quero fazer da ilustração a minha vida”
Mariline Rodrigues, de 30 anos, é a vencedora da ilustração que faz a capa de Natal deste ano do JN. Natural de Barcelos, a jovem artista concluiu recentemente o mestrado em Ilustração na Escola Superior de Design do IPCA. “A ilustração é uma paixão”, revela a designer gráfica, que sonha tornar a arte um meio de vida. “Quero fazer da ilustração a minha vida”, confessa.
Mariline tem participado em diversos encontros de ilustradores, como o Braga em Risco, e já se prepara para lançar o primeiro livro infantil no próximo ano. Na ilustração que acompanha esta edição, a artista faz uma reflexão sobre o Natal vivido num cenário de conflito em várias partes do Mundo, com uma visão sensível sobre o contexto atual.