A assistente virtual usada para agilizar e simplificar o uso da Chave Móvel Digital foi criada há três meses e atende em média 152 pessoas por dia. A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) considera que tem sido um dos fatores contribuintes para o aumento do utilização da cheve móvel digital.
Corpo do artigo
Este projeto-piloto foi inaugurado a 26 de maio e, ainda em período de testes, já atendeu 14 714 pessoas, o que representa uma média de 152 conversas por dia. Trata-se de uma ferramenta com tecnologia nova e o objetivo é testar o seu verdadeiro potencial, esclarece a AMA ao JN, realçando que a reação dos utilizadores tem sido, até à data, positiva.
Para tentar evitar o fornecimento de informação errada ou ofensiva, foi, propositadamente, imposta uma limitação à assistente virtual em que pede aos utilizadores que reformulem a questão colocada de forma a não haver dúvidas. A AMA confirma que, para este efeito, a sua equipa de produtos trabalha diariamente para que as respostas sejam “o mais completas possível”.
Esclarece que ainda está a ser promovido o alargamento da base de conhecimento que a assistente virtual tem sobre os serviços públicos, bem como a promoção de testes de usabilidade e revisão de conteúdos com agentes especializados. “A testagem e avaliação constante é o principal mecanismo para assegurar a evolução do desempenho desta assistente, assim como para garantir que é priorizada uma inovação guiada pelos princípios éticos no desenvolvimento das diferentes tecnologias”, explica a AMA.
Primeiro trimestre com balanço positivo
Segundo a AMA, as principais perguntas colocadas à assistente relacionam-se com a assinatura digital, a ativação da chave móvel digital e a sua validade. Atualmente existem mais de 3 milhões de chaves móveis digitais ativas, verificando-se um aumento diário de cerca de 10% relativamente ao número de chaves móveis digitais ativadas após a disponibilização da assistente virtual.
Assim, a AMA considera que o balanço do primeiro trimestre é positivo, acrescentando que a assistente pode ser um dos fatores que estão a contribuir para o aumento de chaves móveis ativas visto que motivou o interesse e a utilização destes serviços e também da aplicação online ID.GOV.