Associação defende necessidade de formar profissionais para reparar carros elétricos
O secretário-geral da Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA) defende a existência de regulamentação para capacitar os profissionais do setor a trabalhar com carros elétricos.
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A Comissão Europeia propôs em abril que as viaturas elétricas sejam sujeitas a examinações específicas, para adaptar os testes às novas realidades do parque automóvel.
“Qualquer profissional deveria ter um nível de formação para mudar os pneus ou pintar um carro elétrico. Há um conjunto de regras de segurança básica que devem ser cumpridas. No nosso entender, ninguém devia mexer nos carros elétricos sem esses conhecimentos”, refere Roberto Gaspar. A ANECRA disponibiliza atualmente formações sobre o tema, mas lamenta que não haja regulamentação e que fique ao critério de cada um ter ou não conhecimentos para reparar um carro elétrico.
Em abril deste ano, “foram matriculados em Portugal 11 138 automóveis ligeiros de passageiros novos elétricos, plug-in e híbridos elétricos”, segundo a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), o que representa mais 36% do que no mês anterior.
Diploma de revisão
A Comissão Europeia apresentou, a 24 de abril, um conjunto de propostas para rever as regras sobre a conservação dos veículos. O executivo comunitário pretende que as inspeções periódicas sejam adaptadas aos carros elétricos, nomeadamente com a testagem dos softwares de segurança destes veículos.
No caso das emissões, Bruxelas sugere um novo modelo que detete partículas finas poluentes e quer introduzir certificados digitais para o registo das viaturas e das inspeções periódicas. Os documentos vão permitir a partilha de dados entre Estados-membros e poderão evitar casos de fraude, como a adulteração dos conta-quilómetros em carros importados.
O diploma de revisão proposto por Bruxelas vai ser agora sujeito a apreciação por parte do Parlamento Europeu e do Conselho da União Europeia.