A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) lançou uma campanha que visa ajudar os portugueses a depositar os Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (EEE) nos locais corretos. A finalidade da iniciativa é ajudar Portugal a cumprir as metas europeias.
Corpo do artigo
“Reciclar eletrodomésticos é tão fácil como ir às compras” é um dos motes da campanha, que é apoiada pelas gestoras ERP Portugal, Electrão e E-Cycle e conta com o suporte institucional da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da Direção-Geral das Atividades Económicas.
Começou na passada segunda-feira e estará no ar até 13 de outubro, em rádio e televisão, nas plataformas da APED, dos seus associados e em alguns pontos de venda. É possível consultar a página Web da APED para ter acesso a conteúdos promovidos no âmbito da campanha.
O que são REE?
Os REE são equipamentos elétricos e eletrónicos que já não funcionam ou estão obsoletos. Os seus componentes, isto é, todos os subconjuntos e materiais que constituem o equipamento, são considerados resíduos, Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE).
Portugal ostenta uma taxa de 90% de valorização dos REEE recolhidos, o que prova a eficiência do tratamento desses equipamentos. O problema reside no facto de que, segundo a APA, em 2021, apenas foram recolhidas 54 mil toneladas de REEE, 30% da meta de 65% fixada em Bruxelas.
Atualmente, Portugal encontra-se entre os países com menor índice de recolha na União Europeia (UE). Por esse motivo, a campanha da APED pretende ajudar a mudar os hábitos dos consumidores relativamente à entrega de REEE nos sítios adequados para o efeito.
“Ainda temos um longo caminho a percorrer e apenas chegaremos aos objetivos se demonstrarmos como é fácil entregar os equipamentos elétricos e eletrónicos nos locais adequados. A campanha da APED pretende mobilizar os cidadãos para a entrega destes equipamentos nos canais certos com vista a garantir a sua reciclagem, apoiando, assim, a economia circular”, frisa Cristina Câmara, a diretora de sustentabilidade da APED.
Em Portugal, existem cerca de 1700 locais disponibilizados pela APED para o depósito destes equipamentos, cuja recolha é feita de forma gratuita quando os novos, que os substituem, são entregues ao domicílio. Estes 1700 complementam os outros pontos das gestoras de REEE.