Assunção Cristas vai participar num comício da AD, esta quinta-feira, em Ourém, dois dias depois de Luís Montenegro ter dito que já tem nomes na cabeça para o Ministério da Agricultura. A ex-líder do CDS-PP discursa depois de Eduardo Oliveira e Sousa, um dos nomes que têm sido apontados para a pasta.
Corpo do artigo
Vai ser a primeira participação de Assunção Cristas, dois meses depois de ter marcado presença na convenção da AD que juntou também outro ex-líder do CDS-PP, Paulo Portas.
A ex-ministra da Agricultura de Pedro Passos Coelho vai discursar num comício da AD, esta quinta-feira, em Ourém, depois de uma intervenção de Eduardo Oliveira e Sousa, o presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), que lidera a lista da Aliança Democrática pelo círculo eleitoral de Santarém.
Assunção Cristas e Oliveira e Sousa estarão a partilhar o mesmo palco dois dias depois de o líder do PSD ter revelado que já tem nomes na cabeça para assumirem a pasta da Agricultura e de ter prometido um Ministério “atuante e próximo” dos agricultores. Um dos nomes que têm sido apontados é precisamente o do antigo presidente da CAP, que acusou a atual ministra de não ter “competência” para o cargo.
“Em primeiro lugar, ter um Ministério da Agricultura que seja atuante e possa estar perto dos agricultores e interagir com eles, diminuindo a carga burocrática, ajudando na utilização de recursos financeiros, nomeadamente em sede de fundos europeus e tratando, na parte que as políticas públicas podem fazer, de dar mais competitividade à agricultura. Felizmente, nós temos nos nossos quadros de candidatura e também nas pessoas que nos têm auxiliado da sociedade civil, pessoas com capacidade, com qualidade”, afirmou Luís Montenegro, nesta terça-feira, numa visita à Cersul, um agrupamento de produtores de cereais em Elvas.
Durante a visita, o líder dos sociais-democratas insistiu na promessa de implementar uma reunião mensal do Conselho de Ministros (além das semanais) em três áreas temáticas, em que a Agricultura terá “uma palavra”: assuntos económicos, transição ambiental e transição digital.
O comício desta quinta-feira será encerrado, como habitualmente, por Luís Montenegro e decorre depois de uma visita ao Centro de Estágios, em Rio Maior.
