O portal e a aplicação SNS 24 estão com problemas há dois dias devido a um ataque informático contra a Agência de Modernização Administrativa que “está a ter impacto”, informou o Governo.
Corpo do artigo
"A disrupção da rede da Agência para a Modernização Administrativa, IP (AMA), devido a ataque informático, está a ter impacto em serviços e plataformas geridos pela Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE (SPMS), que ativou os planos de contingência", pode ler-se numa nota publicada, na sexta-feira, no site do SNS 24.
Os constrangimentos são vários. No Portal SNS 24, não está a funcionar a autenticação por Cartão de Cidadão, com Chave Móvel Digital e através do número de utente do SNS ou número de telemóvel. De igual modo, na App SNS 24, também não está a ser possível fazer a autenticação com Chave Móvel Digital ou através do número de utente do SNS/número de telemóvel.
"Em alternativa, para aceder à App SNS 24 deve fazer a autenticação com número de utente do SNS/email", alerta o comunicado, que esclarece que os utilizadores que já estejam autenticados na App SNS 24 não têm problemas de acesso.