Videochamadas substituem presença do homem das barbas brancas. O único Pai Natal certificado da Península Ibérica também recorreu às novas tecnologias para contornar a pandemia.
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Com as restrições provocadas pela pandemia, o Pai Natal foi obrigado, este ano, a deixar o habitual trono nos centros comerciais e, à semelhança de muitos portugueses, foi colocado em teletrabalho. Não há abraços, beijos ou a esperada foto ao colo da figura das barbas brancas, mas é dada a possibilidade de as crianças continuarem a pedir os seus desejos através de videochamadas, que podem ser agendadas pelas páginas online dos principais centros de retalho, de norte ao sul do país.
A Sonae Sierra, que detém 17 espaços comerciais, entre eles o NorteShopping (Matosinhos), Centro Colombo (Lisboa), GuimarãeShopping (Guimarães) ou Nova Arcada (Braga), contratou quatro pais natais e, através de um estúdio com um cenário dinâmico, tem levado a magia da época à casa dos mais pequenos. Os pais só têm de se inscrever através do site do centro comercial que lhe convém e responder a um formulário onde devem escolher os temas da conversa. O sucesso da iniciativa reflete-se pelas dezenas de chamadas diárias.
A ideia é semelhante à que foi adotada pelos shoppings "Alegro" do grupo Ceetrus. Até ao dia da consoada, cinco pais natais estão em teletrabalho, para, à distância, surpreenderem os mais pequenos em casa. "Criámos uma plataforma própria [https://alegro.pt/cabine-magica-pai-natal] e pedimos informações prévias sobre o presente mais pedido, uma travessura e um motivo de orgulho para, depois, finalizar a conversa com um reforço positivo. As pessoas estão a valorizar muito isso", conta a diretora de marketing da Ceetrus, Filomena Conceição, acrescentando que as conversas para o Polo Norte, além de uma vertente solidária, podem ser realizadas nos shoppings, através da Cabine Mágica. Neste caso, há possibilidade de registar o momento com uma foto com o Pai Natal a olhar pelo ecrã.
Nos oito centros comerciais da CBRE, como o UBBO (Amadora) ou LoureShopping (Loures) os contactos por videochamada também podem ser feitos durante uma ida às compras. Foram criadas ilhas de Natal, onde os petizes podem interagir por videochamada com o senhor de barbas brancas.
A animação, diária e gratuita como em todos os outros grupos de retalho, é complementada com ecrãs digitais onde os clientes podem fazer postais animados, personalizados e enviá-los por e-mail. Este ano, Carlos Rocha, o único Pai Natal certificado da Península Ibérica, também se reinventou por força da pandemia e é a partir do Museu do Brincar - que ajudou a fundar -, que conversa ou envia mensagens personalizadas para crianças que estão em casa. Criou uma plataforma própria para a iniciativa e até envia, por correio, um certificado de bom comportamento (ler reportagem).
3500 chamadas
Os centros comerciais Alegro receberam, em menos de um mês, 3500 chamadas para as crianças conversarem com o Pai Natal. O Grupo Ceetrus, que gere os espaços, vai transformar as chamadas em doações a instituições.
400 cabazes
A Ceetrus vai oferecer 400 cabazes alimentares, entre outros produtos, ao atingir as cinco mil videochamadas para o Pai Natal. As doações dividem-se por oito instituições, associações, juntas e até hospitais.