"Por favor, não me rotule - Deixe-me crescer e escolher por mim" é o lema que aparece entre fotografias de duas crianças aos saltos, com um grande sorriso na cara, numa imagem que pretende revelar liberdade e felicidade.
Corpo do artigo
A campanha está a ser levada a cabo pela British Humanist Association (BHA), com a militância do ateu confesso Richard Dawkins. Segundo a BHA, "rotular as crianças segundo a religião dos seus pais atenta contra os seus direitos e a sua autonomia". As imagens foram adquiridas online e os promotores não sabiam que as duas crianças são filhas de Brad Mason, cristão pentecostal, baterista da banda do conhecido cantor cristão Noel Richards. Sem querer, fizeram um elogio ao modo cristão, alegre e feliz, como aquelas crianças são educadas!
Nos últimos tempos, está na moda criticar os alegados "malefícios" das religiões. Os ateus, porém, não são unânimes e, entre eles, há quem reconheça o importante papel das religiões. É o caso de Bruce Sheiman no seu livro "An atheist defends religion: Why Humanity is better off with religion than without it" (um ateu defende a religião: a Humanidade está em melhor situação com a religião do que sem ela). Na sua opinião, "a religião oferece uma combinação de benefícios psicológicos, emocionais, morais, existenciais, e até faz bem à saúde". Não há como experimentar, para ver se é assim!