Atividades nas férias da Páscoa: ser bombeiro e explorar outras culturas do Mundo
Há atividades para todas as idades, mas também para todos os gostos e algumas bem diferentes do habitual: ser bombeiro durante uma semana, enfeitar capelas com tapetes de flores e explorar as várias culturas do Mundo.
Corpo do artigo
Em Figueiró dos Vinhos, durante uma semana, os mais pequenos podem transformar-se em bombeiros. A iniciativa, promovida pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários em parceria com o município e o agrupamento de escolas, permite aos participantes desempenharem o papel de recruta, tendo a “oportunidade de aprender e compreender o verdadeiro espírito e união dos soldados da paz, partilhar os valores do altruísmo, ajuda ao próximo, responsabilidade e voluntariado”.
Semana Santa
Já em Valongo, no âmbito do projeto VIVA – Valongo Integra, Valoriza e Acolhe –, haverá três oficinas interculturais: uma oficina de danças do Mundo, uma oficina de música intercultural e uma oficina de pintura, que têm como objetivo explorar “os símbolos da Páscoa ao redor do Mundo, permitindo conhecer diferentes tradições culturais e celebrar a diversidade”.
No Sardoal, as crianças e os jovens vão participar num workshop de preparação do tapete de flores naturais, sendo que é tradição no concelho enfeitar capelas com estes tapetes. O município explica que, durante a Quaresma, têm “profundas tradições religiosas e de fé”, que se intensificam na Semana Santa e na Páscoa.