Organizações do setor não arriscam valores, embora admitam que possa haver ajustamentos. Garrafa de 0,75 litros custa quase 9 euros.
Corpo do artigo
Uma boa colheita mundial de azeite na próxima safra contribuirá para a descida do preço ao consumidor. As organizações do setor admitem a possibilidade, mas não arriscam previsões. Do que não há dúvidas é que dificilmente recuará aos valores de há três anos, quando uma garrafa de azeite valia menos de metade do que em 2024. Os custos de produção têm vindo a aumentar, o que deita por terra essa possibilidade. Com os preços em alta, a ASAE está atenta à venda fraudulenta de azeite com a adição de óleos alimentares, que tem sido, aliás, uma das principais infrações detetadas em 2023 e em 2024. Este ano e até ao final de agosto, já foram instaurados quase tantos processos-crimes como em 2023).
Entre o início de 2022 e abril de 2024, o custo de uma garrafa de azeite virgem extra de 0,75 litros nos supermercados variou entre um mínimo de 4,37 euros e um máximo de 12 euros. No final de agosto, o preço era de 8,71 euros, especifica a Deco Proteste que monitoriza os preços no cabaz de alimentos essenciais.