
Aurélia de Sousa é a melhor escola pública
Lisa Soares/Global Imagens
Apesar de inserida numa zona habitacional envelhecida, a Escola Secundária Aurélia de Sousa continua a ser muito procurada e a distinguir-se nos rankings nacionais. Este ano, atingiu o estatuto de melhor escola pública do Porto, destronando a Clara de Resende.
A continuidade dos bons resultados é o que mais satisfaz a diretora da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa. Delfina Rodrigues acredita que o prestígio de que a instituição goza há muitos anos, associado a uma cultura de rigor e de exigência, tem sido importante para manter os níveis de procura de alunos.
"Esta zona da cidade [freguesia do Bonfim] perdeu o estatuto que já teve", nota Manuela Violas, vice-presidente. A maioria das vagas são preenchidas por residentes da área de influência da escola, mas uma grande fatia dos 1100 alunos do 3.o Ciclo do Básico e do Secundário vêm de fora do Porto. Uma população de "classe média e baixa, por vezes com muitas dificuldades", mas que dá "muito valor" aos estudos. "Temos excelentes alunos de classes sociais desfavorecidas", desmistifica a diretora.
A estabilidade do corpo docente e as estratégias para "repescar" os mais desenquadrados têm surtido efeito. Na Aurélia, além do diretor de turma - sempre enredado em trabalho burocrático - há a figura do professor-tutor para os casos complicados. "São como pais, que os ajudam a estudar e a organizar a vida", explica a diretora.
