
Francisco Lopes quer mais recursos do Governo para acompanhar as competências
Foto: Direitos reservados
Francisco Lopes terá como vice-presidente do órgão deliberativo da CCDR-N Alberto Costa, presidente da Câmara de Santo Tirso. Ana Raquel Azevedo, edil de Baião, eleita Secretária da Comissão Permanente
O presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes, foi eleito presidente da Comissão Permanente do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N). Francisco Lopes (PSD) substitui Nuno Vaz (PS), presidente da Câmara de Chaves.
Para vice-presidente foi escolhido Alberto Costa (PS), autarca de Santo Tirso, que ocupa o lugar de António Pimentel (PSD), presidente da Câmara de Mogadouro. A nova secretária da Comissão Permanente do Conselho Regional do Norte é a líder do município de Baião, Ana Raquel Azevedo (PSD), que substitui Domingos Bragança (PS), ex-presidente da Câmara de Guimarães.
No discurso após a eleição, que ocorreu ontem, terça-feira, em Amarante, Francisco Lopes, que não teve oposição, sublinhou a importância estratégica do órgão que passa agora a liderar, destacando a relevância da representação regional para os próximos anos. "A responsabilidade que me conferem é grande e é coletiva", afirmou.
Francisco Lopes referiu que o Norte "é uma região diversa, plural e assimétrica, mas profundamente coesa na ambição de se afirmar". Sublinhou ainda que o Conselho Regional é "uma força representativa da região", com capacidade para influência de políticas públicas e propor prioridades estruturantes.
O novo presidente reforçou a necessidade do Estado "transferir não apenas competências, mas também recursos" para permitir maior autonomia regional na análise dos instrumentos de gestão territorial e na definição de políticas públicas. "O potencial do Norte só se concretiza com verdadeiro poder de decisão regional", afirmou, garantindo que trabalhará para que a região "continue a afirmar-se".
Os quatro novos vogais da Comissão do Conselho Regional do Norte são Manuel Tibo (PSD), autarca de Terras do Bouro, Frederico Castro (PSD), edil da Póvoa do Lanhoso, Augusto Marinho (PSD), presidente da Câmara de Ponte da Barca, e Fátima Fernandes (PS), que lidera o município de Montalegre.

