Oito comunidades intermunicipais da região defendem uma nova linha ferroviária com o traçado Porto-Vila Real-Bragança e Zamora, com conexão à alta velocidade rumo a Madrid.
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Sete comunidades intermunicipais (CIM) do Norte juntaram-se aos autarcas de Trás-os-Montes na defesa da ligação ferroviária à rede europeia de alta velocidade em Madrid, com o traçado Porto-Vila Real-Bragança-Zamora, “por ser a mais vantajosa para o país”, adiantou Pedro Lima, presidente da CIM de Terras de Trás-os-Montes e autarca de Vila Flor. A proposta ficou de fora do Plano Ferroviário Nacional e da Rede Transeuropeia de Transportes. Ainda assim, em maio, a União Europeia classificou este projeto como sendo de “interesse comum” para Portugal e Espanha.
Essa posição europeia levou o presidente da Associação Vale d’Ouro, Luís Almeida, a pedir esclarecimentos ao Governo da AD sobre a linha ferroviária de alta velocidade de Trás-os-Montes. “Temos expectativa de que o novo Governo possa retificar esta injustiça com a região sobre um projeto que é fulcral para a coesão territorial”, explicou o dirigente. Aliás, o traçado por Bragança e por Miranda do Douro rumo a Zamora (ver infográfico) foi proposto pela Vale d’Ouro.