Cada vez mais portugueses adotam o "quarto de hotel" ambulante nesta época festiva. Há parques cheios e quem alugue para visitar a família.
Corpo do artigo
Vieira, e os companheiros de quatro patas, a cadela Kika e a gata Grey, instalam-se na autocaravana que os vai levar para mais uma viagem de final do ano. Desde 2016, quando o casal comprou a "caravaninha", é sempre assim. As férias do Ano Novo são para descobrir novos lugares e deixar os monitores em casa. Como eles, há cada vez mais portugueses a adotar esta prática nesta época festiva.
É a partir de Vila Nova de Gaia, onde vivem, que a família vai iniciar um roteiro que passará pelo Alto Minho. "Ainda não está totalmente definido", assume Andrea, que tem especial preferência por viajar fora da época alta. A facilidade de aquecimento da autocaravana é tal que, admite André, tanto permite que a família acorde com vista para a praia, como numa montanha ou ao lado de pistas de ski, com a neve como cenário.
A oportunidade de estacionar aquele "miniquarto de hotel" em lugares tão díspares entusiasma o casal, mas também os filhos. João diz que "o que mais [gosta] é de ir a qualquer sítio" e da cama "que faz uma espécie de gruta". Rodrigo, adolescente, aprecia a experiência com os pais, sobretudo, quando no programa se incluem "atividades mais radicais".
"Durante essa semana [do Ano Novo], se não sairmos, eles ficam presos aos monitores. Assim saímos para ir ver novos locais", conta Andrea. "Antes de comprarmos a autocaravana, não conhecíamos Portugal", acrescenta o marido, lembrando que a aquisição da viatura se deu em 2016 e, logo nessa altura, o casal recorreu às plataformas de aluguer para rentabilizar o investimento nos meses em que tinham a "caravaninha" parada. O sucesso foi tão grande que, nos anos seguintes, adquiriram mais quatro autocaravanas e criaram a plataforma "Caravan Concierge", que também gere o aluguer de viaturas particulares. "Em 2019 e no ano passado sentimos que, nesta semana de férias, houve um "boom" na procura", refere André.
Custa 100 euros por dia
Maria Liquito, responsável pelo mercado português da plataforma de aluguer Yescapa, confirma a tendência positiva. Até ao momento, a empresa conta com 235 reservas para dezembro, "a maioria para a próxima semana". O ano passado foram alugadas 170 neste mês. "Nesta altura do ano, até são mais os clientes portugueses do que estrangeiros", esclarece Maria Liquito, confidenciando que a prática não é ainda tão expressiva no Natal como na semana do Ano Novo, mas começa a haver pessoas "que vão visitar a família e ficam na autocaravana ou estrangeiros que têm família em Portugal e que alugam uma". O aluguer custa cerca de 100 euros por dia (metade do preço praticado no verão).
Segundo Paulo Barbosa, presidente da Associação Autocaravanista de Portugal, para muitos parques de campismo, onde se instalam os estrangeiros com veículo próprio, esta é até "uma época alta". "No Algarve estão todos cheios. Os reformados vêm para o Sul da Europa, a fugir do mau tempo", esclarece o dirigente associativo.
Pormenores
12 mil no país
De acordo com o presidente da Associação Autocaravanista de Portugal, Paulo Barbosa, "há entre 10 e 12 mil portugueses com autocaravanas". Cerca de 80% serão propriedade de famílias.
Mais de 60 anos
Cerca de 60% dos sócios da Associação Autocaravanista "tem mais de 60 anos", afirma Paulo Barbosa. Contudo, nos últimos dois anos, "começaram a aparecer mais pessoas na idade ativa que despertaram para esta atividade".
Veículo "caro"
Paulo Barbosa refere que uma autocaravana a estrear custa "65 mil euros, no mínimo".