Empresa já tinha percursos internacionais. Mais de 200 viagens internas por semana estão agora disponíveis.
Corpo do artigo
Arrancam esta quinta-feira as operações da primeira rede de autocarros de baixo custo com percursos (partida e destino) dentro do país. A empresa alemã FlixBus é a responsável pela entrada no mercado destas novas modalidades de viagem, que vão ligar, numa fase inicial, as cidades do Porto, Lisboa, Aveiro, Coimbra, Guimarães, Figueira da Foz, Fátima, Faro e Albufeira, num total de 230 viagens semanais disponíveis.
Os preços praticados variam entre os 2,99 euros, na ligação entre Porto e Coimbra, e os 14,99 euros, entre Porto e Faro. Viajar entre o Porto e Lisboa, por exemplo, custará a partir de 5,99 euros.
"O objetivo é chegarmos a 80 destinos em todo o território continental", explicou ao JN Pablo Pastega, diretor-geral da FlixBus para a Península Ibérica. A pandemia de covid-19, referiu o responsável, travou a expansão mais imediata da lista de rotas. "O alargamento está dependente do evoluir da crise sanitária. O facto de ainda haver limitação de passageiros, o que não acontece nos aviões, não ajuda a que tal aconteça imediatamente", adiantou.
Parcerias ajudam
Para já, 40 autocarros asseguram as ligações da FlixBus através de parcerias com empresas locais, como a AV Feirense e a Giromundo. À companhia germânica cabe, em troca da cedência dos veículos, assegurar todos os aspetos tecnológicos, nomeadamente a venda de bilhetes, o planeamento da rede e campanhas de marketing, além do apoio a clientes e motoristas.
"É um enorme estímulo para o nosso negócio, que foi fortemente afetado nos últimos meses", define Gabriel Couto, da AV Feirense. "A indústria das viagens foi fortemente abalada pelo coronavírus", lembra, por sua vez, Nuno Silva, da Giromundo.
A FlixBus já operava em Portugal, mas apenas com destinos internacionais. A nova oferta de viagens internas resulta das alterações à lei dos serviços de transporte rodoviários, aprovadas em setembro do ano passado e em vigor desde janeiro último. Mais empresas passaram a ter acesso a mais terminais e flexibilizou-se o preço dos bilhetes por viagem.
Rotas
Lisboa-Porto
Aveiro-Lisboa
Figueira da Foz-Lisboa
Fátima-Porto
Lisboa-Albufeira
Porto-Faro
Coimbra-Lisboa
Fátima-Faro
Coimbra-Porto