Uma avaria provocou, esta manhã de quinta-feira, constrangimentos nas centrais telefónicas do INEM. Durante cerca de uma hora, os operadores ficaram impossibilitados de contactar com os meios no terreno e vice-versa por telemóvel, sendo obrigados a recorrer aos rádios da rede Siresp.
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Chegou a haver 55 chamadas em espera para acionamento de meios, denunciou, ao JN, o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).
Contactado pelo JN, fonte oficial do INEM informou que a situação se deveu a uma falha na rede Vodafone, que durou cerca de uma hora, mas já foi totalmente resolvida.
De acordo com a mesma fonte, a falha criou dificuldades nos contactos para telemóveis, mas não houve impacto nas chamadas de emergência.
"As centrais recebem chamadas via 112, mas não conseguem contactar os meios de emergência que estão no terreno por telemóvel, só com o Siresp", referiu, ao JN, Rui Lázaro, presidente do STEPH.
O dirigente alertou para o número limitado de consolas Siresp, a rede de comunicações de emergência do Estado, disponíveis nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM. "No Algarve só há uma, o que significa que têm de falar com um meio de cada vez", denunciou Rui Lázaro.
Segundo o presidente do STEPH, o número verde que os parceiros do INEM -bombeiros e cruz vermelha - usam para contactar o CODU também esteve sem funcionar. "Só conseguem falar com o CODU via 112", assegurou Rui Lázaro.