O avião Canadair de reserva para combate a incêndios já está operacional depois de ter sido reparado em Castelo Branco, disse fonte da empresa à agêcia Lusa.
Corpo do artigo
Com a reparação do avião de substituição, a Avincis, empresa responsável por estas aeronaves pesadas a operar em Portugal, conta novamente com três aviões CL-215 operacionais baseadas em Castelo Branco "para apoiar as autoridades portuguesas no combate aos incêndios em todo o país", adiantou a mesma fonte.
A entrada em operação do avião de reserva completa o processo de substituição de aeronaves pela empresa, necessária depois de os dois Canadair afetos ao Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR) terem ficado fora de serviço e de ter estado também inoperacional um terceiro de substituição para atuar em caso de eventuais avarias.
Os dois aviões do DECIR já tinham sido substituídos na terça e na quinta-feira.
Leia também Empresa já substituiu os dois aviões Canadair avariados
Na sequência destas avarias, Portugal acionou o mecanismo de cooperação bilateral com Marrocos, que enviou dois aviões Canadair de substituição, que passaram a integrar o DECIR até ao final desta semana e estão a operar a partir da Base Aérea de Monte Real.
Portugal está em situação de alerta devido ao risco de incêndio desde 2 de agosto e, nas últimas semanas, têm deflagrado vários incêndios no norte e centro do país que já consumiram mais de metade dos cerca de 75 mil hectares de área ardida este ano. A situação de alerta foi prolongada até domingo.