Um avião KC-390 da Força Aérea Portuguesa (FAP) está parado no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, após ter embatido na grua de um camião, originando estragos na asa esquerda da aeronave. Não houve registo de feridos.
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A notícia foi revelada pelo jornal digital "Tudo sobre defesa", editado a partir do Brasil, país de origem do avião fabricado pela Embraer. Segundo aquela publicação, o jato multimissão “sofreu avarias após colidir com um guindaste durante movimentação na aérea operacional”. Em várias imagens publicada pelo jornal, é possível ver parte da asa caída no chão, a grua onde a aeronave embateu e militares da FAP a inspecionarem os danos sofridos pelo KC-390. De acordo com Luiz Reis, editor da página "Tudo sobre defesa", o reparo da aeronave pode levar meses, dependendo da extensão dos danos, e pode ter um custo alto.
O Gabinete de Relações Públicas da FAP confirmou ao JN, que no passado dia 22, pelas 9.12 horas, uma aeronave KC-390 “sofreu um acidente no Aeroporto de Lisboa, mais concretamente um embate numa viatura civil, que resultou em danos ligeiros na blindagem da ponta de uma das asas, estando em curso a sua reparação por forma a retomar o mais breve possível o serviço".
O KC-390 é uma aeronave de transporte tático desenvolvida pela Embraer, incorporando peças fabricadas em Évora, e é operada pela Esquadra 506-“Rinocerontes”, estacionada na Base Aérea Nº11 (BA11), em Beja. Em 2019, a FAP encomendou cinco KC-390, incluindo um pacote abrangente de serviços e suporte e um simulador de voo. A primeira aeronave entrou em serviço em outubro de 2023 na Base Aérea de Beja, em substituição do Lockheed C-130H Hércules, ainda operado pelos militares lusos.
No dia 28 de junho de 2024, a FAP revelou que a segunda aeronave KC-390, com o número de série 26902, tinha aterrado na BA11, procedente do aeroporto da Embraer, em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo.