
Portugal está em situação de alerta devido ao risco de incêndio desde 2 de agosto
Foto: Igor Martins
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera estendeu, esta sexta-feira, até às 18 horas de domingo o aviso laranja, o segundo mais grave, em sete distritos por causa do calor.
Corpo do artigo
De acordo com um comunicado do IPMA, o aviso laranja vai estar ativo em Bragança, Évora, Guarda, Faro, Beja, Castelo Branco e Portalegre até às 18 horas de domingo, devido à "persistência de valores muito elevados da temperatura máxima".
Em Vila Real e Viseu, o aviso laranja vigora até às 00.00 horas de sábado, baixando depois para amarelo, o menos grave de uma escala de três.
Também sob aviso amarelo devido ao calor estão até às 18 horas de hoje os distritos de Leiria e Coimbra, enquanto Santarém se prolonga até às 18:00 de sábado e em Setúbal até às 18 horas de domingo.
Os avisos do IPMA - vermelho, laranja e amarelo - são emitidos quando existe uma situação meteorológica de risco, que pode ser avaliada como de risco elevado, moderado ou reduzido.
Portugal está em situação de alerta devido ao risco de incêndio desde 2 de agosto e, nas últimas semanas, têm deflagrado vários incêndios no norte e centro do país que já consumiram mais de metade dos cerca de 75 mil hectares de área ardida este ano.
A situação de alerta foi prolongada até domingo, anunciou, na quinta-feira, a ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, no final de uma visita à ANEPC.
"Perante a adversidade de 22 dias consecutivos de calor intenso não dar sinais de abrandar, o Governo vai prolongar uma vez mais a situação de alerta, até domingo", anunciou a ministra em declarações aos jornalistas.
Maria Lúcia Amaral sublinhou que se mantêm todas as restrições e proibições impostas pela situação de alerta de risco agravado de incêndio.
Cerca de 130 concelhos em risco máximo de incêndio
Cerca de 130 concelhos do interior Norte e Centro do país e seis municípios do Algarve estão hoje em risco máximo de incêndio. De acordo com o IPMA, estão sob risco máximo de incêndio todos os concelhos dos distritos de Bragança, Guarda e Viseu e a maioria dos de Vila Real, Castelo Branco e Coimbra.
Também em risco máximo estão dezenas de outros municípios dos distritos Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Santarém, Portalegre e Faro.
Em risco muito elevado estão cerca de 50 municípios nos distritos de Faro, Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Leiria, Coimbra, Aveiro e Porto.
Sob risco moderado estão cerca de 40 municípios, quase todos no litoral do país, nos distritos de Faro, Setúbal, Lisboa, Santarém, Leiria, Coimbra, Aveiro e Porto.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo este último emitido quando as condições meteorológicas, como calor extremo e baixa humidade, aumentam significativamente o perigo de ignição e propagação de incêndios.
O IPMA prevê para hoje uma pequena descida da temperatura máxima no litoral oeste. O vento vai soprar fraco a moderado (até 25 km/h) predominando do quadrante sul, mas por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas.
As temperaturas mínimas vão variar entre os 16º (graus Celsius), em Viana do Castelo, e os 25º (Portalegre) e as máximas entre os 24º (Viana do Castelo) e os 41º (Évora).
