O Instituto Português do Mar e da Atmosfera estendeu até domingo o aviso laranja, o segundo mais grave, nos distritos de Castelo Branco, Guarda e Bragança por causa do calor.
Corpo do artigo
Segundo o IPMA, o aviso laranja vai estar ativo nestes três distritos até às 00.00 horas de domingo, enquanto em Viseu e Vila Real vai vigorar até às 18 horas de sexta-feira, devido à "persistência de valores muito elevados da temperatura máxima", baixando depois para amarelo, o menos grave de uma escala de três.
Além disso, o aviso laranja está igualmente ativo até às 18 horas de hoje nos distritos de Évora, Setúbal, Santarém, Beja e Portalegre, baixando depois para amarelo pelo menos até domingo.
Também sob aviso amarelo por causa do calor estão até às 18 horas de hoje os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Aveiro, Coimbra e Braga, enquanto em Coimbra e Leiria se prolonga até às 18 horas de sexta-feira e em Faro até às 18:00 de domingo.
Os avisos do IPMA - vermelho, laranja e amarelo - são emitidos quando existe uma situação meteorológica de risco, que pode ser avaliada como de risco elevado, moderado ou reduzido.
As temperaturas no interior do país vão manter-se bastante elevadas hoje e na sexta-feira, acompanhadas por vento do quadrante Sul, por vezes com muita intensidade, o que aumenta o risco de incêndio naquelas regiões.
Portugal está em situação de alerta devido ao risco de incêndio rural desde dia 2 de agosto e este ano já arderam em Portugal 63.247 hectares de espaços florestais, metade dos quais nas últimas três semanas, e deflagraram 5963 incêndios, sendo a maioria nas regiões do Norte e Centro.
Mais de 120 concelhos em risco máximo de incêndio
Mais de 120 concelhos do interior Norte e Centro do país e do Algarve estão hoje em risco máximo de incêndio. De acordo com o IPMA, estão sob risco máximo de incêndio todos os concelhos do distrito de Bragança e a maioria dos de Vila Real, Guarda, Viseu e Castelo Branco.
Também em risco máximo estão dezenas de outros municípios dos distritos Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Santarém, Portalegre, Beja e Faro.
Em risco muito elevado está grande parte da região do Alentejo e dezenas de outros municípios nos distritos de Faro, Lisboa, Leiria, Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Aveiro, Vila Real, Porto, Braga e Viana do Castelo.
O IPMA colocou em risco elevado cerca de 60 concelhos nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Portalegre e Faro.
Sob risco moderado estão cerca de 20 municípios, quase todos no litoral do país, nos distritos de Faro, Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro e Porto.