Um ardor na garganta, um gosto ácido na boca. Há fatores que explicam esses sintomas de uma perturbação digestiva. E o que é que isso diz sobre a nossa saúde? Várias coisas.
Corpo do artigo
Não é propriamente uma doença, no sentido pleno da palavra e do seu significado, é antes um sintoma de que algo não vai bem no aparelho digestivo. Quando aquele refluxo ácido acontece, do estômago para o esófago, causando danos nas suas paredes, é necessário ver o que se passa. A azia é um problema de saúde, estima-se que afete cerca de 30% da população adulta do país, e não é aconselhável ignorar esse desconforto interno, essa sensação de enfartamento.
“A azia é um sintoma muito comum, que se caracteriza pela sensação de ardor ou queimadura na região epigástrica (região superior e central do abdómen, abaixo das costelas, onde se localiza o estômago)”, refere Manuel Coelho da Rocha, gastrenterologista do Hospital da Cruz Vermelha. Há um outro nome mais científico para a mesma sensação, ou seja, pirose, lembra Miguel Afonso, gastrenterologista da Gastroclinic. “É caracterizada por uma sensação de desconforto e ardor na garganta e nas regiões superior e média do peito, além de um gosto ácido na boca”, enquadra. No fundo, é um sintoma de refluxo que pode surgir acompanhado de regurgitação e de vómitos. Não é bom de sentir.