A partir de 2029, a CP deixará de ter o monopólio nacional no transporte ferroviário de passageiros e passará a ter a concorrência da B-Rail nas ligações de alta velocidade entre Porto-Lisboa, Braga-Lisboa e Porto-Algarve. A operadora da Barraqueiro terá capacidade para transportar 10 416 passageiros por dia.
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A B-Rail, operadora do grupo Barraqueiro que tenta, há vários anos, obter a autorização para prestar serviço ferroviário de transporte de passageiros em concorrência à CP, conseguiu finalmente o aval da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes. A primeira notificação da empresa data de 1 de abril de 2021, mas nunca foi bem sucedida. Até agora. Com a construção da linha de alta velocidade, o regulador entende que já não há razão para travar a operação da B-Rail por falta de capacidade da rede férrea nacional e, nesse sentido, a operadora até poderia iniciar um serviço em menor escala já em 2025 e em pleno em 2029.
"Tendo em conta os dados apresentados pelo gestor da infraestrutura – Infraestruturas de Portugal (IP) - a programação do serviço ferroviário poderia, eventualmente, evoluir no período entre 2025-2028 para uma operação de menor escala e para uma operação plena a partir de 2029, caso fossem concretizados diversos investimentos, tal como a construção da linha de alta velocidade ferroviária", indica a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes numa decisão, publicada a 15 de abril passado. O regulador entende que, "caso sejam realizados os investimentos preconizados [a linha de alta velocidade], a rede ferroviária comportará os serviços atualmente existentes, bem como novos serviços de novos operadores. O mercado nacional de transporte ferroviário de passageiros abrir-se-á, assim, à concorrência, cumprindo a legislação europeia.