Canal para interação com a Segurança Social disponível online. Vai ser possível interromper baixas médicas através da Segurança Social Direta.
Corpo do artigo
O novo balcão digital da Segurança Social já se encontra disponível no portal da Segurança Social Direta, permitindo aos cidadãos e às empresas esclarecer dúvidas, pedir informações, apresentar reclamações e solicitar declarações sem ter de recorrer ao atendimento presencial. A medida integra um amplo programa de simplificação e transição digital dos serviços, que está em curso e será implementado até 2026. Ainda este mês, passará a ser possível interromper antecipadamente baixas médicas no canal da Segurança Social Direta e, no próximo ano, a atribuição do abono de família será automática.
No que toca ao novo balcão digital da Segurança Social (SS), chamado e-Clic, permite “aos cidadãos e às empresas relacionarem-se, de forma interativa, com a Segurança Social através de um canal único e direto”. O objetivo é haver “uma comunicação mais simples, célere, desmaterializada e de maior proximidade”.
“Qualquer pessoa que tenha uma dúvida a propósito dos vários temas da Segurança Social pode colocar online a sua questão e, depois, obtém uma resposta por essa via. Podem ser, por exemplo, dúvidas sobre uma notificação que não tenham compreendido ou uma reclamação relativamente a alguma decisão por parte da administração da Segurança Social”, explicou ao JN o secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, frisando que o objetivo é que a ferramenta seja “interativa”.