Martim Moreira, 10 anos, de Valongo, concluiu o primeiro ciclo do ensino básico com distinção. Não só pelas excelentes notas no final do 4.º Ano, mas também por ter sido um dos premiados da iniciativa "Regresso às Aulas", uma parceria do Jornal de Notícias com a Staples e Opticalia.
Corpo do artigo
"Sempre mostrei muita atenção nas aulas e sempre fui bom aluno. Basta-me estar atento nas aulas", explica o estudante, anotando sobre as disciplinas principais: "Gosto de Estudo do Meio porque aprendo sobre várias coisas e a matéria é mais interessante. A Matemática aprendo a fazer contas e a Português não aprendo tantas coisas".
Apesar de ser um aluno aplicado, Martim mostrou-se admirado por ter sido um dos 15 escolhidos. "Fiquei muito contente e surpreendido", diz o jovem, que com o vale que ganhou da Staples quer "comprar um computador para estudar e também para brincar e jogar jogos".
Desempregada há alguns anos, depois de 14 anos como planificadora fabril numa empresa têxtil, a mãe Sandra Antunes, de 44 anos, confessa que o prémio representa um alívio num orçamento familiar já tão limitado. "Tenho ainda duas filhas mais velhas em idade escolar [Jéssica, 17 anos, está no 12.º Ano, e Érica, 15 anos, que está no 9.º Ano] o que torna as coisas ainda mais complicadas nesta altura. São cerca de 200 euros por filho em livros e material. No meu caso, são 600 euros. Para quem está desempregado, mais ainda. Por isso este prémio é fantástico", afirma.
Sobre o filho, Sandra só tem elogios para fazer: "O Martim desde sempre se mostrou um menino tranquilo e bastante atento nas aulas. Os resultados dele baseiam-se na atenção que presta nas aulas, pois poucas vezes solicita ajuda".
Nome
Martim Antunes Moreira
Idade
10 anos
Localidade
Valongo
Ano a frequentar
5.º ano
Aproveitamento
Cinco "Muito Bom" e dois "Bom"
Quando for grande quero ser
Ainda não sabe