O novo bastonário da Ordem dos Enfermeiros (OE), que venceu as eleições a 15 de novembro, toma posse na tarde desta terça-feira, no Altice Arena. Luís Filipe Barreira foi o único candidato ao cargo.
Corpo do artigo
As eleições à Ordem dos Enfermeiros, que decorreram à cerca de um mês, deram a vitória à lista A, "Orgulhosamente Enfermeiros", tendo eleito Luís Filipe Barreira como novo bastonário para o mandato 2024/2027. A cerimónia de tomada de posse realiza-se esta terça-feira, no Altice Arena, e contará com a presença do ministro da Saúde, Manuel Pizarro.
Citado num comunicado da OE, emitido no dia das eleições, Luís Filipe Barreira afirmava que “as eleições são apenas um ponto de partida para um mandato com muito trabalho pela frente” e promete proporcionar aos enfermeiros “novas responsabilidades, à semelhança do que sucede em outros países, com a devida compensação, de forma a que a enfermagem possa passar para outro patamar”.
Uma carreira profissional digna, a redução da idade da reforma e o reconhecimento da enfermagem como profissão de risco e desgaste rápido foram algumas das medidas elencadas pela lista vencedora na altura das eleições. Além disso, a equipa salientou a importância da valorização profissional, a formação e a investigação.
80% de abstenção
No total, houve apenas duas candidaturas às eleições: a lista A, que se candidatou à liderança Nacional e a todas as Secções Regionais e, a lista B, "Por uma Enfermagem Positiva", que apresentou candidatura apenas à secção regional da Madeira.
Depois da candidatura de Mário André Macedo ter sido excluída, Luís Filipe Barreira era o único nome a concorrer pelo cargo ocupado por Ana Rita Cavaco, que cumpriu dois mandatos.
Do total de 82.120 enfermeiros eleitores, houve 17.236 votos validados. Luís Filipe Barreira acabou por ser eleito mas os números da abstenção para o cargo de bastonário rondaram os 80%.