A BBC mudou o horário de exibição da série francesa "Versailles", prestes a estrear-se no Reino Unido, depois da indignação de várias figuras públicas pelo seu conteúdo sexual e erótico explícito
Corpo do artigo
A ideia era que a série "Versailles", produzida pelo francês Canal Plus, substituísse a aclamada série "Downton Abbey", nos serões de domingo da BBC. No entanto, a contestação de algumas figuras públicas já levou os responsáveis da estação pública britânica a alterar o horário de exibição daquele que poderá ser o drama com "as cenas sexuais mais explícitas na história da televisão britânica", como avança o Daily Mail.
"Versailles", cuja primeira temporada custou mais de 26 milhões de euros, relata a história do Rei Luís XIV, uma das figuras marcantes da monarquia francesa, em dez episódios. A série já estreou no Canadá e em França, tendo também causado indignação junto do público francófono por ser falada na língua inglesa.
[youtube:cKitLlBgE0k]
Andrew Bridgen, deputado conservador, não poupou críticas à escolha da BBC: "Há canais onde se teria de pagar caso se opte por ver este tipo de conteúdo. Os telespetadores da BBC não têm escolha, têm de pagar independentemente de aprovarem ou não [a série]."
Não só de elementos do parlamento se fizeram ouvir críticas, com Normal Wells, do Fundo de Educação Familiar, a declarar que "a transmissão de serviço público é suposto ser para benefício do público, sendo muito difícil escrutinar onde está o benefício com a exibição de conteúdos tão gráficos e cenas tão explícitas na televisão."
Ao coro de críticas também se juntou Sam Burnett, da Mediawatch, uma associação que zela pelos valores da família: "Mascarar a pornografia e violência com collants e gravatas não torna esses conteúdos culturais."
A resposta da BBC surgiu pela responsável pela compra de programas, Sue Deeks, que declarou que a série será um "delicioso regalo" para os telespetadores. "O cenário histórico é magnífico, o guarda-roupa é deslumbrante e a série conta uma história fascinante, com inteligência, perspicácia e sentido gaulês", concluiu Deeks.
A data de estreia de Versailles ainda não está confirmada, sendo que tal possa acontecer em maio, no canal BBC 2.