A coligação para as eleições autárquicas que junta o Bloco de Esquerda e o Livre em Vila Nova de Gaia tem este sábado a sua primeira iniciativa pública, com o lançamento da construção participativa do programa e das listas de candidatos.
Corpo do artigo
Para além do acordo em Gaia, que conta com personalidades independentes, os dois partidos continuam a negociar com os parceiros da Esquerda noutros pontos do país.
No próximo dia 20, é apresentada a candidatura a Cascais que, para além de BE e Livre, inclui o PAN.
Os líderes dos partidos da Esquerda já tinham antecipado, aquando das legislativas, esta estratégia negocial para as eleições de outubro. E, logo após a corrida ao Parlamento, a coordenadora bloquista, Mariana Mortágua, confirmou o diálogo com o Livre e o PAN para “projetos de convergência autárquica”, bem como a “inteira disponibilidade” do seu partido para uma aliança alargada de Esquerda em torno da candidatura da socialista Alexandra Leitão à Câmara de Lisboa.
Líderes presentes
Enquanto o Livre continua a discutir alianças com o PS noutros municípios para as eleições de 12 de outubro, em Gaia ficou fechada a coligação com o BE, mas os nomes só serão apresentados na próxima semana. A Escola Secundária António Sérgio recebe hoje, a partir das 14 horas, uma sessão pública onde a candidatura dará início à construção do programa e das listas. Com a designação “Bloco + Livre + ...”, a aliança conta também com o apoio de independentes.
Na corrida a Cascais, o economista Alexandre Abreu lidera a coligação entre BE, Livre e PAN, prometendo uma alternativa progressista, ecologista e democrática ao Executivo, encabeçado pelo social-democrata Carlos Carreiras.“Houve uma grande vontade de convergência da parte dos três partidos. Desde os primeiros contatos, tem corrido sempre tudo com um grande espírito de colaboração e parceria. Não se trata apenas de uma coligação por mera conveniência eleitoral para somar mais votos nas eleições”, garante Alexandre Abreu, citado pela Lusa.
O professor associado do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), que encabeça a coligação Futuro em Comum, apresenta a candidatura no próximo dia 20, com a presença dos líderes do BE, PAN e Livre, respetivamente Mariana Mortágua, Inês Sousa Real e Rui Tavares.
Em Oeiras, segundo disse ao JN fonte ligada ao processo, a coligação que junta independentes, Livre, BE e Volt poderá, desta vez, contar com o PAN.