Santiago, o bebé que nasceu no Hospital de S. João, no Porto, quando a mãe estava internada em estado grave devido à covid-19, ligada à ECMO, celebrou, quinta-feira, o seu primeiro aniversário e encontra-se bem.
Corpo do artigo
A garantia foi dada ao JN pela unidade de saúde que, a 12 de janeiro de 2022, o viu nascer. O bebé veio ao mundo às 34 semanas, numa cesariana programada e sem complicações. Pesava 2,420 quilos. Na altura do parto, a mãe de Santiago estava ligada à ECMO. Trata-se de um dispositivo de circulação extracorporal que substitui a função pulmonar e é essencial ao tratamento de doentes críticos de covid-19. A mulher, afirma o Hospital de S. João, também se encontra bem.
"Ficou em seguimento em consulta de follow-up da covid-19 de Medicina Intensiva e, aparentemente, ficou sem sequelas significativas da covid-19", referiu o hospital ao JN.
Recorde-se que, aquando do nascimento, o bebé foi testado à covid-19, tendo o resultado dado negativo. Santiago foi o primeiro bebé a nascer no Hospital de S. João com a mãe internada nos cuidados intensivos com covid-19 grave e ligada à ECMO.
14487149