Bebés vão ter vacina gratuita para o vírus sincicial respiratório a partir de outubro
O Ministério da Saúde revelou, esta segunda-feira, que a partir de 1 de outubro haverá uma campanha de vacinação gratuita contra o vírus sincicial respiratório (VSR). A imunização vai abranger cerca de 62 mil crianças.
Corpo do artigo
A imunização contra o VSR vai estar disponível gratuitamente em todas as maternidades, seja do setor público, privado ou do setor social, para os bebés nascidos entre 1 de outubro deste ano e 31 de março de 2025. Também as crianças que nasceram entre 1 de agosto e 30 de setembro deste ano, vão ser chamadas para tomar a vacina a partir de 1 de outubro.
Já os bebés com fatores de risco e que não tenham completado 24 meses até 31 de outubro de 2024 vão ser imunizados. Entre os fatores de risco estão a cardiopatia, a displasia broncopulmonar e outra doença pulmonar crónica, por exemplo.
No total, o Ministério da Saúde estima que sejam vacinadas contra o VSR cerca de 62 mil crianças. O investimento estimado para esta campanha de imunização gratuita será de 13,6 milhões de euros. O objetivo da imunização é reduzir o número de infeções respiratórias em idade pediátrica e as idas às urgências, aponta a tutela, em comunicado enviado esta segunda-feira às redações.
A campanha gratuita de vacinação avança por causa de uma proposta da Direção-Geral da Saúde (DGS), que "teve em consideração, entre outros fatores, a epidemiologia da infeção em Portugal, o risco acrescido de desenvolvimento de doença grave e hospitalização e a segurança do medicamento", lê-se no comunicado.
A norma da DGS sobre a vacinação contra o VSR, publicada esta segunda-feira, aponta que os bebés nascidos a partir de 1 de outubro serão vacinados nas maternidades, enquanto os restantes serão imunizados nos centros de saúde ou em ambiente hospitalar.