O papa Bento XVI realizou um encontro não confessional com cerca de 1500 intelectuais e várias personalidades do mundo da cultura, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Corpo do artigo
O papa cumprimentou todas as pessoas presentes no palco e os aplausos mais fortes fizeram-se ouvir quando cumprimentou Manoel de Oliveira. No início da sessão, várias pessoas gritaram "Viva o papa".
O Grande Auditório do CCB encontrava-se totalmente cheio quando o líder religioso entrou, eram 10.10 horas, e subiu ao palco, saudado pelos convidados que representam várias áreas da sociedade.
Bento XVI foi recebido no palco pelo bispo Manuel Clemente, pelo Patriarca de Lisboa, José Policarpo, pelo cineasta Manoel de Oliveira, o escritor Pedro Mexia, a maestrina Joana Carneiro, a escultora Graça Costa Cabral, o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, António Rendas, o neurocirurgião João Lobo Antunes e pela ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas.
No encontro, foi oferecida ao papa uma obra de ourivesaria desenhada pelo arquitecto Álvaro Siza Vieira: um ovo em prata biscuit que se abre para mostrar por dentro uma pomba, símbolo do espírito.